Das empresas que vendem exclusivamente pela internet, 90% são de pequeno porte. A informação é da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online elaborada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil. De acordo com o estudo, quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%. São consideradas de pequeno porte, as empresas faturam até R$ 3,6 milhões anuais.

embalagem-ecommerce-620x465Os principais produtos vendidos estão relacionados à moda, casa e decoração, informática e beleza. A grande maioria das empresas que está no e-commerce atua no Comércio (73%), seguida pelas de Serviços (18%) e Indústria (8%). Apenas 1% das empresas de e-commerce são do setor de Agronegócio.

“Vender pela internet é uma tendência que não pode ser deixada de lado. O mundo virtual permite que os clientes conheçam e comprem os produtos de um pequeno negócio 24 horas por dia. Os donos de pequenos negócios já perceberam isso e têm marcado presença nas redes”, disse o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

A pesquisa também constatou que nos últimos três anos houve um aumento considerável no número de pessoas vendem produtos ou serviços pela internet. Do total de e-commerce no país, 58% deles começaram suas atividades na rede a partir de 2013.

O levantamento também detectou que 53% das empresas que vendem online não possuem uma loja física e que uma em cada quatro empresas possui apenas um funcionário e 40%, entre dois e quatro funcionários.

A boa perspectiva de ampliar as vendas e reduzir custos também tem atraído empreendedores a atuarem nesse canal de vendas. Entre os donos de negócios que nunca tiveram e-commerce, 59% pretendem abrir um.

Pequenos negócios dominam 90% das vendas na internet Classificação geral: ★★★★★ 5 baseado em 95 avaliações
5 1

Avalie esta publicação