Em uma transação comercial, seja no mundo físico ou online, existem dois fluxos principais que são seguidos até que o lojista consiga receber o pagamento pela compra realizada em seu estabelecimento: o fluxo da informação e o fluxo do dinheiro. No fluxo de informação, os dados da compra partem da máquina POS (ou do site do e-commerce) até chegar ao banco emissor, que realiza a captura e autorização da transação.

Um dos players envolvidos nos dois fluxos é o adquirente (Operadoras de Cartões de Crédito), responsável por cadastrar estabelecimentos comerciais, liquidar as transações com lojistas e também por transportar os dados de uma compra da máquina POS até a bandeira do cartão do crédito, que os envia para o banco emissor.

Nesse percurso, nem sempre as transações são finalizadas com sucesso – pode ocorrer um erro de processamento por parte do adquirente (um timeout, por exemplo, onde a transação leva mais tempo do que deveria para ser processada), ou o banco pode não autorizar a compra.

“Geralmente, os erros mais comuns apontados pelos adquirentes são saldo insuficiente – que chegam a 60% de todas as transações processadas no Pagar.me – e cartão inválido”, diz Felipe Pinto, analista de risco da empresa de meios de pagamento. Caso o erro informado seja cartão inválido, ainda é necessário identificar se a causa é relativa a um provável ataque de cartões ou se corresponde a informações erradas que foram digitadas pelo próprio portador do cartão.

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Retentativa Multiadquirente: como funciona

Em algumas situações específicas, é possível reprocessar transações por meio da retentativa multiadquirente, evitando que o e-commerce tenha seu índice de conversão prejudicado. “Quando o erro é saldo insuficiente, por exemplo, não existe motivo para fazer a retentativa”, afirma Felipe. Diferente de quando há um erro de digitação por parte do portador do cartão ou  uma falha apontada pelo banco que não corresponde à situação real do e-commerce – é o caso, por exemplo, onde o banco emissor nega uma transação alegando que a loja virtual foi hackeada (quando o site do estabelecimento, na verdade, está funcionando normalmente).

Segundo o analista de risco do Pagar.me, essa situação é mais comum do que se imagina. “Os bancos brasileiros, tentando otimizar a cobrança de fee da bandeira, acabam escolhendo qual código de erro irão emitir, já que alguns dos erros são cobertos pela própria bandeira”, diz.

O que seria a rententativa multiadquirente? Nada mais é do que o reprocessamento da transação em outro adquirente, quando a primeira opção escolhida pelo e-commerce erra ao processar a operação. A retentativa é feita em segundos – dessa forma, o comprador não percebe que a operação está sendo retentada. “Com a retentativa multiadquirente,  nós conseguimos recuperar cerca de 5% de todas as transações de nossos clientes. Em relação ao que já se aprovava antes, chegamos em um resultado de 8% a 9%”,  aponta o analista de risco do Pagar.me.

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Quando há erro de processamento e não há a possibilidade de retentativa multiadquirente, o e-commerce corre o risco de perder a transação. 

 

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Na retentativa multiadquirente, a transação é reprocessada nos adquirentes subsequentes à primeira opção do e-commerce, até ser aprovada. 

Por que a retentativa multiadquirente pode trazer mais vantagens do que a retentativa uniadquirente?

Em primeiro lugar,  a retentativa uniadquirente tem um limite de tentativas que pode levar ao bloqueio do cartão, já que o banco emissor acumula informações de uma transação que vem sendo recusada repetidas vezes. Além disso, nem todos os adquirentes possuem o mesmo funcionamento. “No Brasil,  temos cinco ou seis adquirentes – a maioria deles é muito antiga, com regras engessadas que variam entre si.

Por isso, ao escolher um meio de pagamento para o seu e-commerce, verifique quais vantagens ele pode oferecer para não prejudicar seu índice de conversão –  a retentativa multiadquirente é apenas uma delas.

Saiba como a Retentativa Multiadquirente pode salvar a sua conversão Classificação geral: ★★★★★ 5 baseado em 76 avaliações
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