Os produtos e serviços comercializados pela web têm uma tendência a serem mais baratos, mas não quase de graça ou de graça. Esta mentalidade só faz com que todos percam muito dinheiro. Por exemplo:

Site: mesmo que desenvolvido utilizando plataformas open source (wordpress, joomla, drupal, magento, opencart etc.) existe um trabalho profissional para customizar, configurar e personalizar conforme a necessidade de cada empresa. Um profissional tem que estudar e se especializar. Todos os dias existem novas formas, tecnologias, mudança de algoritmos etc.

Um site bem desenvolvido e preparado para vender vai fazer com que a sua empresa fature mais e/ou fortaleça a sua imagem no mercado, então querer economizar demais aqui pode ser o primeiro passo rumo à falência. Lembrando que o site é seu e você pode alterar a qualquer momento, diferente de plataformas alugadas ou de redes sociais onde você tem que seguir as regras deles, que podem mudar a qualquer momento sem consulta prévia: isso pode fazer com que você perca espaço do dia para a noite. Por isso, toda a sua comunicação digital deve ser apontada para o seu site.

Marketing digital: o marketing digital fez com empresas de pequeno porte pudessem impactar pessoas do mundo todo com um investimento muito menor (antigamente isso era impossível), mas o mesmo precisa ser feito com cuidado, pois pode criar uma imagem negativa da sua empresa e aí o trabalho para reverter isso pode ser demorado e muito custoso. A dica aqui é: contrate profissionais que estejam focados em entregar resultados, conheçam bem as técnicas de comunicação digital e que possuam metodologias já testadas e aprovadas. Não existe milagre e sim um trabalho de profissionais competentes focado em gerar resultados.

Redes sociais: são ferramentas que estão no cotidiano das pessoas e devem ser utilizadas em estratégias de marketing digital, mas não devem ser a única solução. Redes sociais ajudam a criar autoridade e gerar tráfego, além de aproximar a sua empresa de seus clientes. A dica aqui fica para você utilizá-las como uma parte da estratégia de cross-marketing (como meio e não fim). Com grande poder de viralização, devem ter uma comunicação alinhada com a do seu público-alvo e os anúncios devem sempre direcionar para uma página de conversão. Esqueça métricas de vaidade aqui, não adianta ter uma fanpage com milhões de seguidores e não gerar vendas.

Buscadores (SEO): estratégia fundamental para as empresas que realmente querem resultados através da web. Para isso, precisam de um consultor que ajude a colocar e manter o seu site nos primeiros resultados de busca (tráfego orgânico). Isso ajudará inclusive a baratear o CPC (Custo por Clique) de suas campanhas de adwords (anúncios pagos nos buscadores). No entanto, antes de iniciar qualquer ação para os buscadores, indico que faça uma análise de seu site com um profissional qualificado para que o mesmo aponte quais os itens que precisam ser melhorados, pois desta forma você evitará o desperdício de dinheiro e os resultados virão mais rapidamente e serão duradouros. Importante não é só chegar e sim se manter no topo dos resultados e para isso é necessário um acompanhamento quase que diário.

Vídeos: os vídeos são os que têm maior taxa de engajamento e conversão no mundo online. Com eles é possível se comunicar de forma direcionada e aproximar-se mais de seus clientes. Os vídeos servem para vender, construir autoridade, ensinar e gerar mais tráfego para o seu site. Crie canais de sua empresa no YouTube e Vimeo, promova seus vídeos. No Facebook, suba o vídeo direto para a sua fanpage em vez de compartilhar o link do YouTube, pois isso aumentará o seu alcance. Crie vídeos de 15 segundos para o Instagram sempre com um call-to-action e veja o resultado.

Lembre-se que a falta de um profissional qualificado para cuidar da imagem da sua empresa no mundo online pode custar muito caro. Então, em vez de contratar o “sobrinho” ou o programador, social media, consultor ou web designer mais barato, contrate quem é especialista e que pode gerar resultados para você e sua empresa.